List

O evento reverencia o nascimento do Vice-Almirante Ary Parreiras, em 17 de outubro de 1890, que se tornou Patrono dos Maquinistas em virtude de sua notável carreira naval, na qual despontam diversas realizações que o consagraram como exemplo na formação marinheira, na competência profissional e na constante busca pelo aprimoramento técnico dos militares da Marinha.

Paulatinamente, a propulsão a vapor, que foi dominante na Marinha do Brasil até a década de 1970, passou a conviver com outros sistemas de propulsão, baseados em motores.
Nessa busca diuturna pelo aprimoramento da máquina alternativa até as turbinas a gás, os motores diesel, os hélices de passo controlado e os sistemas eletrônicos e informatizados de automação e controle, as inovações têm se sucedido num ritmo vertiginoso, através de um processo dinâmico, onde são cada vez mais amplos os campos do conhecimento técnico necessário à condução e manutenção das instalações de máquinas.

Um aspecto comum nesse processo de evolução tecnológica, é a presença indispensável de marinheiros, oficiais e praças, operando e mantendo os sistemas de máquinas. “Foguistas no início”, “graxeiros” desde sempre, lendários “bodes pretos”, cabe aos valorosos maquinistas da Marinha a nobre missão de prontificar as máquinas e fazer o navio navegar e combater. Pois, indiscutível e efetivamente, toda operação começa com a ordem de “máquinas adiante”, terminando ao soar do apito no encapelar da primeira espia no porto sede, à ordem de “parar máquinas”.

E todos sabem que é condição vital ao pleno êxito no cumprimento da missão nos combates do mar, a disponibilidade, o bom funcionamento e a rápida recuperação [em caso de avaria] dos sistemas de máquinas, sejam eles afetos à propulsão, à geração de energia elétrica, à navegação, à estabilização da plataforma e aos sistemas de controle de avarias.

Tanto na Marinha Mercante, quanto na Marinha de Guerra, os maquinistas atuam de maneira dedicada, silente, discreta e com extremado amor nas praças de máquinas, em cobertas abaixo, buscando dar ao seu Comandante a flexibilidade e a segurança operacional necessária, tirando de lá, com o sacrifício que for necessário, o milagroso “vento de porão”.

  Posts

December 10, 2015

33º Aniversário da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar ( Convenção da Jamaica)

A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), frequentemente referida pelo acrónimo em inglês UNCLOS (de United […]

December 8, 2015

21º Aniversário da Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador

A Divisão Anfíbia teve sua origem, em 22 de abril de 1957, com a criação do Núcleo da 1ª Divisão […]

December 5, 2015

92º Aniversário da Diretoria do Pessoal Militar da Marinha

A Diretoria do Pessoal Militar da Marinha (DPMM) é uma Organização Militar da Marinha do Brasil. Criada em 5 de […]

December 4, 2015

40º Aniversário do Navio – Patrulha Fluvial Rondônia

O NPaFlu Rondônia (P-31) é uma embarcação da Marinha do Brasil, da Classe Roraima, que exerce a função de navio-patrulha […]

November 30, 2015

3º Aniversário do Navio Patrulha Oceânico Apa

O Navio-Patrulha Oceânico “APA”, que participou pela primeira vez da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano […]

November 30, 2015

45º Aniversário do Navio Patrulha Piratini

O NPa Piratini (P-10) é um navio da Marinha do Brasil, da Classe Piratini, que exerce a função de navio-patrulha. […]

November 28, 2015

25º Aniversário do Navio Desembarque -Doca Ceará

O Navio de Desembarque Doca Ceará, é o quinto navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem […]

November 27, 2015

40º Aniversário da Comissão de Desportos da Marinha

DECRETO Nº 76.685, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1975. Cria a Comissão de Desportos da Marinha, e dá outras providências. […]

November 27, 2015

84º Aniversário da Diretoria de Ensino da Marinha

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), com sede na cidade do Rio de Janeiro, RJ, foi criada pelo Decreto […]

November 26, 2015

24º Aniversário do Navio -Tanque Almirante Gastão Motta

O Almirante Gastão Motta foi encomendado pela Marinha do Brasil em 15 de dezembro de 1987. O navio foi lançado […]