List

Celebramos hoje, 28 de julho, o 279º Aniversário do Comando da Marinha. Nossa secular instituição tem uma bela história, da qual devemos nos orgulhar, e cuja tônica sempre foi o comprometimento com a manutenção da integridade nacional, da soberania plena e do desenvolvimento do Brasil.

Historicamente, a origem da Marinha remonta a criação, por D. João V, Rei de Portugal, da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha e Domínios Ultramarinos, em 28 de julho de 1736. Com a invasão das tropas napoleônicas à Península Ibérica e o deslocamento da Corte Real para o Brasil, em 1808, o titular da pasta, D. João Rodrigues de Sá e Menezes, Conde de Anadia, também acompanhou a Família Real, sendo que, após o retorno de D. João VI a Portugal, em 1821, conservou-se na estrutura administrativa a Secretaria de Estado da Repartição da Marinha no Brasil, que perduraria durante todo o período Imperial.

Após a Proclamação da República e a decorrente reorganização da Administração Federal, foi criado, em 1891, para substituir a Repartição, o Ministério da Marinha. Tal designação permaneceu até 9 de junho de 1999, quando, por meio da Lei Complementar nº 97, passou a chamar-se Comando da Marinha, subordinado ao recém criado Ministério da Defesa.

Ao analisar o passado, torna-se patente a ligação do mar com relevantes momentos históricos, reforçando a acertada decisão de sempre contar com uma Marinha atuante e preparada. Nossas participações na Guerra da Independência, na Campanha da Tríplice Aliança e nas duas Grandes Guerras refletem a umbilical relação e dependência que existiu entre a Pátria e o mar. Hoje, essa vinculação segue fortalecida e acrescida de novas facetas, pois do mar e das hidrovias interiores, vivem e trabalham milhares de brasileiros, que se dedicam a explorar recursos naturais imprescindíveis; a operar o modal marítimo que realiza a quase totalidade do escoamento do comércio exterior; e na importante área da indústria de construção naval que dá suporte a essas atividades. Esse estratégico setor é capaz de gerar impactante desenvolvimento econômico e integração social, principalmente em um País de dimensões continentais com extenso litoral e ampla malha hidroviária.

Na gloriosa trajetória da Instituição, tivemos a distinção de contar em nossas fileiras com honrados brasileiros que, por sua dedicação e nacionalismo, tornaram-se líderes navais e ícones nacionais, tais como Tamandaré, Barroso, Alexandrino, Frontin e Saldanha da Gama, dentre muitos outros insignes Chefes. Deles herdamos um passado de conquistas, riquíssimas tradições e alicerçante cultura organizacional que nos permite, nos dias de hoje, receber amplo reconhecimento e confiança da sociedade.

Atualmente seguimos, marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis, conscientes de quão importante para o Brasil continua a ser nossa presença e atuação em todos os rincões do território nacional e para tal, não podemos esmorecer frente às dificuldades que se apresentam, demonstrando a grandeza do espírito patriótico e comprometimento com o País.

Tenho plena consciência que, em 279 anos de existência, passamos por outros períodos demandantes, mas jamais sucumbimos à tentação da leniência e, uma vez mais, concito nossas mulheres e homens para que trabalhem voltados por consolidar as conquistas logradas e por construir o futuro.

EDUARDO BACELLAR LEAL FERREIRA
Almirante-de-Esquadra
Comandante da Marinha

  Posts

October 6, 2017

Dia dos Veteranos da Marinha

A Marinha do Brasil, a partir deste ano, celebrará o dia 10 de outubro como sendo o Dia dos Veteranos […]

December 10, 2015

33º Aniversário da Convenção da ONU sobre o Direito do Mar ( Convenção da Jamaica)

A Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), frequentemente referida pelo acrónimo em inglês UNCLOS (de United […]

December 8, 2015

21º Aniversário da Base de Fuzileiros Navais da Ilha do Governador

A Divisão Anfíbia teve sua origem, em 22 de abril de 1957, com a criação do Núcleo da 1ª Divisão […]

December 5, 2015

92º Aniversário da Diretoria do Pessoal Militar da Marinha

A Diretoria do Pessoal Militar da Marinha (DPMM) é uma Organização Militar da Marinha do Brasil. Criada em 5 de […]

December 4, 2015

40º Aniversário do Navio – Patrulha Fluvial Rondônia

O NPaFlu Rondônia (P-31) é uma embarcação da Marinha do Brasil, da Classe Roraima, que exerce a função de navio-patrulha […]

November 30, 2015

3º Aniversário do Navio Patrulha Oceânico Apa

O Navio-Patrulha Oceânico “APA”, que participou pela primeira vez da Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano […]

November 30, 2015

45º Aniversário do Navio Patrulha Piratini

O NPa Piratini (P-10) é um navio da Marinha do Brasil, da Classe Piratini, que exerce a função de navio-patrulha. […]

November 28, 2015

25º Aniversário do Navio Desembarque -Doca Ceará

O Navio de Desembarque Doca Ceará, é o quinto navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome em homenagem […]

November 27, 2015

40º Aniversário da Comissão de Desportos da Marinha

DECRETO Nº 76.685, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1975. Cria a Comissão de Desportos da Marinha, e dá outras providências. […]

November 27, 2015

84º Aniversário da Diretoria de Ensino da Marinha

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM), com sede na cidade do Rio de Janeiro, RJ, foi criada pelo Decreto […]